Pérolas: elegância que nunca sai de moda!

Seja em seu formato clássico ou esculpida em joias contemporâneas, a pérola é atemporal e item de desejo entre as apaixonadas por acessórios preciosos

Usadas por ícones da beleza e elegância como Audrey Hepburn, Grace Kelly e Kate Middleton, as pérolas são um símbolo da atemporalidade, bem como de versatilidade. Dos tradicionais brincos e colares que marcaram gerações aos designs mais contemporâneos, as pedras são uma preciosidade da moda e que possuem lugar garantido entre quem não abre mão delas para realçar a produção.

A designer de joias Emar Batalha lembra que a pérola é a única gema de origem animal e, até o século XVII, era um dos maiores símbolos de riqueza e poder. Ela destaca que, diferente do passado, hoje são desenvolvidos diversos designs que unem a delicadeza clássica das pérolas a outras preciosidades como esmeraldas, diamantes e turquesas, esculpidas em bases de ouro. Além de presentes em colares e brincos, ganharam espaço também em pulseiras e anéis.

Emar destaca que, para manter a beleza das pérolas, é importante guardá-las longe de outras joias para evitar atrito. Saquinhos de veludo ou tecidos macios são ideais para armazenar as peças. Também é importante evitar que a pérola entre em contato com água e perfume, por exemplo, para que não percam o brilho. A limpeza deve ser feita usando somente um pano limpo e seco.

Formatos, cores e origens diversas

Para fugir do tradicional formato esférico, o universo da joalheria tem apostado também em outros tipos de pérolas, com cores e origens diversas.

Emar Batalha diz que, atualmente, um dos destaques tem sido a pérola Keshi, uma pedra exótica e rara proveniente do mar sul australiano. Em uma de suas criações com a preciosidade, um anel em ouro rose 18k, a designer agregou ainda mais delicadeza e sofisticação com a safira azul e moissanite.

Considerada a rainha do fundo do mar, a pérola South Sea, produzida pela ostra Pinctada Maxima, também atrai os olhares por seu tamanho, o maior entre as pérolas cultivadas. A matriz de cores desse tipo de pérola pode ir de prata e branca às negras.