Jade: Propriedade, cor, jade verde, significados de jade, jade chinês, jóias de jade e assim por diante

Jade é uma antiga pedra preciosa que é utilizada em países de todo o mundo há milhares de anos. Através das culturas, ela significa pureza, liga o viver com o céu e pode até fazer música. Sábio da propriedade, o jade tem uma textura dura e suave, um brilho elevado, e cores brilhantes.

O jade não está apenas disponível na rica tonalidade verde com a qual está provavelmente mais familiarizado. Para além do “verde imperial”, pode encontrar branco, violeta, amarelo, jaspe, preto, e até mesmo vermelho.

1. Propriedades: Cores duras, suaves, sedosas, brilhantes e de alto brilho

Nephrite jade (suave)

Existem na realidade dois tipos diferentes de jade: nefrite (mais suave) e jadeite (mais duro). O nephrite (软玉) é por vezes chamado jade chinês por ser um material de jade tradicional chinês, ou “jade hetian” (和田玉), porque a região heciana de Xinjiang produz o nephrite da melhor qualidade.

A nefrita tem uma dureza de 5,6-6,5 graus. Para lhe dar alguma perspectiva, os diamantes são um 10 na escala de dureza Mohs. A nefrita tem uma dureza de 5,6-6,5 graus. Para lhe dar uma certa perspectiva, os diamantes são um 10 na escala de dureza Mohs. Portanto, mesmo a nefrita é mais macia que a jadeite, ainda é considerada uma pedra dura.

A nefrite é opaca ou translúcida, e está dividida por cor nas seguintes categorias: jade verde, jade branco, jade violeta, jade amarelo, jaspe, jade preto, e jade vermelho (瑭玉).

Jadeite jade (duro)

Jadeite (硬玉) é classificado entre seis e sete na escala de dureza Mohs. O jadeite de alta qualidade é também chamado Feicui jade (翡翠) ou jade birmanês, uma vez que mais de 95% da classe comercial Feicui vem de Myanmar. É aqui que se encontra a cara jadeite “imperial verde”.

Fernando Jorge 18kt brincos de ouro amarelo e grandes garanhões de jade $3.000, LOJA AGORA.

Jade em geral

De uma perspectiva geológica, a jadeite e a nefrite são muito diferentes. No entanto, ambas têm uma textura relativamente dura e lisa, um brilho elevado e cores brilhantes. Também é fresco, e tem uma sensação de seda.

Em termos de cores, não está apenas disponível na rica tonalidade verde com a qual está provavelmente mais familiarizado. Para além do jade verde, pode encontrar jade branco, jade violeta, jade amarelo, jaspe, jade preto, e até jade vermelho.

2. Uma longa história

Quando falamos de jade, o jade chinês pode ser o primeiro que nos vem à mente. Na realidade, a China tem mais de 5000 anos de história do jade, que remontam ao Paleolítico Final. Por exemplo, Dushan Jade estava a ser minado já em 6000 a.C. na China.

A verdade é que o jade tem sido utilizado em culturas em todo o mundo há milhares de anos. Na cultura Maia antiga, esta jóia era utilizada para divindades, máscaras, e jóias. E o povo Maori na Nova Zelândia, também, tem uma longa história com esta pedra preciosa.

Jade adornou pessoas como jóias, adornou edifícios como decoração, e serviu como ferramentas eficazes para ajudar na sobrevivência da humanidade. O jade chinês, o jade maia e o jade maori ajudaram todas estas culturas a ganhar vida antes de a agricultura tornar as cidades possíveis.

Loren Stewart Brincos de jade púrpura $426, LOJA AGORA.

3. Uma lenda agridoce

Embora muitas culturas tenham valorizado esta jóia, o povo Maori na Nova Zelândia tem uma lenda agridoce para explicar como o jade veio a ser:

Enquanto se banhava no mar, uma bela mulher chamada Waitaiki apanhou o olho de um espírito de água chamado Poutini. Poutini ficou tão encantado com a beleza de Waitaiki que a raptou e fugiu para o continente. Quando o marido de Waitaiki se apercebeu que a sua mulher tinha sido raptada, partiu à procura dela.

Depois de uma longa viagem, o marido de Waitaiki finalmente apanhou o Poutini. Com uma batalha iminente, Poutini apercebeu-se que o seu tempo com Waitaiki estava a chegar ao fim. Ele decidiu que preferia que Waitaiki perecesse a estar com outra pessoa – mesmo que essa pessoa fosse o seu legítimo marido.

O marido de Waitaiki encontrou o seu corpo frio e sem vida no leito do rio. Ela tinha sido mudada para jade. Há rumores de que o seu canto de luto ainda pode ser ouvido nas montanhas da Nova Zelândia, se ouvirmos com atenção.

Petite Grand Set de três brincos de jade $191, LOJA AGORA.

4. Uma jóia musical?

Única em quase todas as gemas preciosas, esta pedra preciosa pode realmente ser usada para fazer instrumentos. Uma nota clara soa quando duas peças de jade batem. Por esta razão, usar duas pulseiras de jade é uma forma tradicional de mostrar prosperidade. Qualquer pessoa que se possa dar ao luxo de a ouvir e ouvir o belo tilintar, está de facto a sair-se muito bem.

Note-se que esta pedra não será danificada por estas greves, uma vez que é tão dura; contudo, impactos excessivos são capazes de a danificar.

5. Variedades mais valiosas e caras

Jade hetian

O jade hetian (和田玉) é um dos “Quatro grandes jades da China”. Os outros três são o jade lantiano da província de Shaanxi, o jade Xiuyu da província de Liaoning, e o jade Dushan da província de Henan. O que há de tão especial nesta jóia?

Tem uma textura muito fina devido ao tamanho extremamente fino do grão, um brilho oleoso que dá uma sensação de humidade e suavidade, transparência moderada, alta tenacidade que permite uma escultura fina, e um som claro e longo quando batido.

Actualmente, o jade heciano de topo de gama custa entre $1.500 a $5.000 por grama, o que é incrivelmente caro. Na China, há um ditado que diz que “o diamante tem um preço, o jade não tem”.

Entre os jade hecianos, o jade branco gordo de carneiro (Mutton fat white jade/ Yangzhi Baiyu/ 羊脂白玉) é o melhor e o mais precioso, que se caracteriza pela sua transparência, finura e humidade.

Esta pedra preciosa é frequentemente utilizada como metáfora de bom carácter, e como um presente de afecto entre os amantes.

O jade birmanês ou Feicui

O jade birmanês ou Feicui (翡翠) é uma variedade de jadeite de alta gama, conhecida pela sua famosa cor “verde imperial”. De facto, também pode encontrar Feicui em amarelo, preto, vermelho, rosa, castanho, branco e até veludo.

Um Feicui de boa qualidade é suposto ter uma cor verde esmeralda, um brilho oleoso e brilhante, uma textura vítrea e translúcida, sem impurezas, sem fissuras. O Feicui jade de topo pode atingir $8.000- $30.000 por peça.

6. Produção e tratamentos

Porque nefrite e jadeite são geologicamente diferentes, estes dois tipos de jade vêm de lugares diferentes. A nefrite vem da China, Nova Zelândia, Austrália, e mesmo do Alasca; enquanto a maioria da jadeite comercial vem de Myanmar, mas pode ser produzida em outras partes do mundo.

Enquanto outras pedras preciosas podem ser cultivadas em laboratório ou sintetizadas, a única forma de imitar esta gema é usar vidro ou plástico, que é bastante antinatural e pode ser facilmente identificado. Esta é uma das principais razões pelas quais é tão cara.

No entanto, uma variedade de tratamentos pode ainda ser utilizada para melhorar a qualidade do jade.

O tratamento tipo A é um tratamento de cera tradicional que preenche qualquer imperfeição da superfície e lhe dá um toque sedoso de assinatura. O tratamento de tipo B significa que a gema foi embebida num ácido que altera a cor e foi injectada com um polímero para obter aquela sensação suave. A jade designada como Tratamento Tipo C foi alterada como Tipo B, com a adição de ser tingida.

7. Preços e valores

O preço e a qualidade estão intimamente relacionados. Actualmente, o jade heciano de alta qualidade situa-se entre $1.500- $5.000 por grama, um branco de qualidade média custa entre $800 e $1.000 por grama, enquanto que pode sempre encontrar jóias de jade de qualidade média entre $80 a $500.

8. Significados de jade

Durante milhares de anos, culturas de todo o mundo ponderaram diferentes significados de jade. Em geral, o jade é considerado como sendo capaz de exalar pureza e vitalidade, e está associado aos mistérios da vida, morte e prosperidade.

Para ser detalhada, na cultura chinesa esta pedra preciosa significa pureza, valor para além do preço, e ligação com o reino espiritual. E o tilintar de duas pulseiras de jade, em forma de sino, significa riqueza e prosperidade.

Na Mesoamérica, o jade representava a vida e era capaz de ligar os mortos aos vivos para os Maias. É por isso que quando os aristocratas maias passavam da vida, uma pedra de jade era colocada na sua boca.

Além disso, os antigos maias consideravam-na como uma parte importante da sua vida espiritual, uma vez que o jade polido é suficientemente reflexivo para ser um espelho. Os antigos nobres maias usavam pingentes de jade polidos a um brilho semelhante a um espelho.

Cada cultura em todo o mundo tem significados diferentes para o jade. No entanto, todos eles o associam à pureza, bem como à ligação entre a vida e a morte.

9. Famosas jóias de jade

Quando casada com um príncipe georgiano, a socialite americana e herdeira de Woolworth Barbara Hutton recebeu um dos colares de jade mais famosos do mundo. Pensa-se que o colar Hutton-Mdivani, foi esculpido no século XIX e é feito de 27 contas de jade translúcidas, perfeitamente cortadas, de cor esmeralda profunda.

Em 1934, Cartier foi encomendado para substituir o fecho e um novo de ouro amarelo com rubis e diamantes para contrastar melhor com a cor verde profundo de jade. Num leilão da Sotheby’s em 2014, este colar foi vendido por 27,44 milhões de dólares à The Cartier Collection.

Tal como Barbara Hutton, a Dowager Empress Cixi foi também uma ávida coleccionadora de jóias de jadeite. Um dos seus bens mais preciosos era um par de melancias de jade esculpidas com arte.

Estes tesouros eram tão importantes que foram enterrados com ela. No entanto, como os ladrões de sepulturas invadiram o seu túmulo em 1926, o paradeiro das melancias de jade está envolto em mistério.

10. Como escolher?

Com base numa variedade de propriedades, a jade pode ter uma vasta gama de valores. A cor, a transparência, a textura, o peso do quilate, e qualquer factor de escultura no valor de uma determinada pedra preciosa.

A cor mais valiosa desta gema é um verde esmeralda profundo. As imperfeições de cor podem fazer com que tais pedras preciosas pareçam ter manchas e assim reduzir o valor. Entretanto, embora o verde receba a maior atenção, pode encontrá-la também em violeta, vermelho, e mesmo branco.

Quanto mais transparente, mais valiosa ela é. As opacas podem ser menos valiosas, mas, dependendo do aspecto, podem dar a uma roupa um certo grau de magnetismo.

A textura é outro aspecto importante para determinar o valor de uma pedra. As de alta qualidade são luxuosamente suaves ao toque.

As esculturas são outra forma de saber se uma jade é valiosa. Quanto mais detalhada ou intrincada for a arte, mais valiosa é a peça.

11. Cuidados e manutenção

Esta gema (tanto a jadeite como a nefrite) é bastante dura. Nos tempos pré-históricos, era literalmente utilizada para cortar árvores. Como esta gema é resistente, não terá de se preocupar muito em danificá-la.

Na sua maioria, limpar as suas jóias de jade com sabão e água é todo o cuidado e manutenção necessários. Ocasionalmente, pode precisar de ser re-polida, o que requer equipamento profissional.

Mesmo que esta jóia possa suportar algum desgaste, terá de evitar o contacto com qualquer coisa ácida. Misturar ácido e esta gema pode alterar a sua aparência e possivelmente até torná-la frágil. Como um exemplo de algo a evitar, o vinagre é um ácido doméstico comum.

Dependendo se a gema na sua jóia é tratada, poderá ter de seguir as instruções do seu joalheiro. Para algumas jóias tratadas, o calor pode ser prejudicial.

Para concluir

Esta é realmente uma jóia espantosa – é misteriosa e tem sido usada há milhares de anos e não é preciso dedicar muito tempo ou esforço à sua manutenção. Talvez este seja um dos melhores aspectos do jade, em comparação com qualquer outra pedra preciosa.

Obrigado por ler este artigo. Se lhe for útil, comente abaixo para me informar ou verificar outros artigos que tenhamos publicado.

Fontes de imagem: Sotheby’s.