Flávio Crestana - Joias Artesanais

O fascínio que as pérolas provocam desde a antiguidade, inspiraram vários poetas a compararem com as lágrimas solidificadas das ninfas aquáticas, lágrimas de alegria de Afrodite e até como a poção de amor de Cleópatra.

As mulheres ficam hipnotizadas pela sua beleza e elegância. O seu uso é a certeza de refinamento, beleza e luxo, além da magia sensual e sedutora onipresente nas pérolas. Elas entram em osmose com a pele, uma carícia macia e delicada, compartilhando o calor que se torna comum, algumas dizem que retirando seu colar para armazená-lo, também tiram um pouco de si mesma.

Não há idade para usar pérolas, luxo e requinte com prazer são os qualificadores que melhor cercam as pérolas. Hoje em dia as pérolas podem ser usadas sem dificuldade, com todos os tipos de roupas, desde o mais sofisticado vestido de noite ao jeans. Uma peça de pérola dá uma visão ao casual uma outra dimensão – atrai a luz sem a menor provocação.

Pérolas Naturais

É a que se desenvolveu espontaneamente em uma ostra (água do mar) ou mexilhão (água do rio) selvagem quando um grão de areia ou outra pequena coisa irritante entra acidentalmente no manto do molusco. Em resposta, o tecido invadido secreta uma substância protetora chamada nácar ou madrepérola, uma combinação de substâncias cristalinas e orgânicas que se acumulam e, eventualmente, após alguns anos, se transformam em uma pérola.

A Pérola é a mais antiga pedra preciosa conhecida e já foi tida como a joia mais cara do mundo devido a sua raridade. A cada 1 milhão de ostras, apenas uma delas produz uma pérola natural.

Atualmente são vendidas como itens de colecionador em leilões de antiguidades, ou colocadas como peças centrais em joias exclusivas. Pouquíssimos fios de pérolas naturais existem, e quando há venda, custam centenas de milhares de dólares.

Em 1917, o joalheiro Pierre Cartier comprou a mansão da Quinta Avenida, que agora é a loja Cartier de Nova York, em troca de 2 colares de pérolas naturais que colecionava há anos. Na época, elas estavam avaliadas em US $ 1 milhão.

Elas são as verdadeiras pérolas que não foram formadas por acidente da natureza. É um erro considerá-la artificial. O processo de cultivo é muito delicado e complexo, leva uma média de 5 anos. As pessoas que as cultivam, são incapazes de influenciar nos resultados e no seu processo de crescimento e nem se todos os minerais cultivadas vão estar dentro das normas de qualidade. O resultado depende principalmente da natureza.

Conheça a nossa coleção de joias com pérolas cultivadas >>>

Características Físicas

Ao contrário da maioria das outras pedras preciosas que são minerais, as Pérolas são orgânicas e formadas por organismos vivos. Elas se formam dentro da camada de tecido mole de moluscos, como ostras e mexilhões. As pérolas são compostas de carbonato de cálcio (na forma de aragonita) e conchiolina orgânica que se acumulam como camadas concêntricas.

Sistema de Classificação

O sistema de classificação mais reconhecido de pérolas: A, AA, AA + e AAA para dar uma medida de qualidade. Ela é determinada por seis fatores: madrepérola ou nácar, brilho, superfície, forma, cor e tamanho.

Madrepérola ou Nácar

É a substância natural que o molusco secreta para se proteger de irritantes como fragmentos de conchas, parasitas ou corpos estranhos enxertados. Este é o mesmo material iridescente que pode ser observado na parte interna das conchas, chamado madrepérola. Ela é a essência de uma pérola, quanto mais espessa, mais valiosa é.

Brilho

O brilho é o que torna uma pérola única, é ela que mede a quantidade e a qualidade da luz que é refletida da superfície. O brilho de uma pérola de boa qualidade é alto e brilhante. É preciso poder ver claramente o próprio reflexo na sua superfície. Uma pérola nunca deve parecer branca demais ou opaca.

Superfície

Uma excelente qualidade de pérolas terá algumas pequenas marcas ou falhas, naturais na pérola, o que comprova a sua autenticidade. Uma pérola é uma pedra preciosa orgânica e produto natural e algumas pequenas falhas são aceitáveis, mesmo nas mais renomadas joalherias. Porém a pérola de alta qualidade não deve ter manchas e rachaduras. Quanto mais limpa a superfície, mais valiosas são.

Formato

Redondas

são perfeitamente esféricas – esta é a forma mais desejável e a mais cara.

Semi-redondas

não são perfeitamente redondas, mas muito próximas. A maioria deste formato são de água doce.

Botão

são simétricas que parecem ser achatadas ou esmagadas em algum grau.

Gotas

são de forma simétrica, mas têm uma forma de lágrima. Essas pérolas são mais usadas em pingentes e brincos.

Barrocas

não têm uma forma definitiva, exceto pelo fato de não serem simétricas ou irregulares. Pérolas barrocas podem variar de pérolas de círculo redondo para colar ou cruzar formas.

Peças da nossa coleção Pérola Barroca >>>

Circulares

são pérolas barrocas, mas como o nome sugere, elas têm círculos ou anéis visíveis ao redor do diâmetro da pérola. Esta forma de pérola é mais comum nas pérolas taitianas e do Pacífico Sul e está ganhando popularidade por causa de sua aparência única.

Cores

ANEL PEROLA AZUL CULTIVADA, PRATA 925

Tamanho

A dimensão também determina seu valor, elas são medidas a partir do seu diâmetro em milímetros. Há pequenos casos com um diâmetro de menos de 1 mm, enquanto os australianos podem atingir (em casos extremamente raros) até mesmo um diâmetro de 20 mm – os mais comercializados hoje têm um tamanho médio entre 6,5 e 7 mm de diâmetro.

Tipos

Água Doca

Akoya

Pacífico Sul e Taiti

Os quatro principais tipos de pérolas cultivadas usadas em joalheria são: Água Doce, Akoya, Taiti e Australiana. Cada tipo é produzido a partir de uma espécie diferente de molusco, e cada espécie de molusco vive numa área geográfica diferente, com diferentes condições climáticas.

Depósitos

A maioria das culturas de pérolas de água salgada ocorre nos oceanos Índico e Pacífico Sul, principalmente na China, Japão, Filipinas, Indonésia, Myanmar, Austrália e Polinésia – com grande influência das pérolas do Taiti.

Akoya Pérolas Clássicas

As pérolas cultivadas japonesas originais, conhecidos como pérolas Akoya, são produzidos por uma espécie de pequena ostra – Pinctada fucata martensii, que não é maior do que 6 a 8 cm de tamanho, portanto pérolas maior do que 10 milímetros de diâmetro são extremamente raros e altamente caros. Hoje, um molusco híbrido é usado no Japão, China, Coreia e Sri Lanka.

Pacífico Sul Rolls Royce das pérolas

Maiores e mais valiosas, elas estão entre os tipos mais raros de pérolas. É cultivada na maior ostra capaz de produzir uma pérola, a Pinctada máxima, que é altamente sensível e deve permanecer em alto mar, no fundo do oceano. Esta sensibilidade adiciona o custo e a raridade deste tipo de pérola que podem medir entre 9 mm até 20 mm de diâmetro. As suas cores recebem influências da geografia, do clima e das pequenas variações entre as espécies de ostras, por isso tem uma matriz de cores sutis, normalmente as de cor prata e branca, são mais comuns na região da Austrália, Myanmar e Tailândia e as de tons douradas, são mais comum no Japão e Filipinas.

As pérolas do Pacífico Sul são cultivadas em águas que vão da Birmânia até Madagascar, atravessando a Indonésia, Japão e entrando na Polinésia Francesa, essas regiões possuem águas limpas e ricas de plâncton.

Taiti Pérolas Exóticas

Provenientes de ostras Pinctada margaritifera as quais proporcionam tamanhos cuja medida ficam entre 8 e 12 mm de diâmetro. São encontradas nos vários tons: preto, cinza, o verde-pavão, o lilás, o azul, o bronze e até mesmo o arco-íris.

São consideradas únicas, devido as suas cores escuras naturais e exclusivas. Elas são cultivadas em uma ampla faixa do Pacífico Sul, que vão desde as Ilhas Cook ao Taiti – que é o maior produtor mundial de pérolas negras.

Água Doce Pérolas Fashion

Desde meados de 1990 a indústria de cultivo de pérolas mudou o tipo de mexilhão usado, o mais comum é o Hyriopsis schlegeli, permitindo assim que fossem quase igualados à qualidade das pérolas de água do mar, em termos de formato, brilho, tamanho e cor. Atualmente são um dos favoritos dos designers de joias por ser de menor custo, boa qualidade e disponibilidade.

Colares, pulseiras, brincos e pingentes Pérolas >>>

Dicas de conservação

A pérola é uma joia delicada. Produtos cosméticos, perfume, álcool, produtos químicos, limão, produtos ácidos, água com sabão e especialmente o cloro são os inimigos dos colares de pérolas. Elas podem deixar as suas pérolas sem brilho.

Limpe bem com um pano macio após o seu uso, para remover todos os vestígios de transpiração ou poeira. Por natureza, a pérola pode facilmente ser arranhada, portanto é recomendado que não o coloque junto com outras joias. Ela deve ser armazenada em caixa ou em uma bolsa de tecido macio.

Tiara de pérolas da Imperatriz Eugênia (1853) com 212 pérolas naturais, Museu de Louvre, Paris.

Histórias e curiosidades

Pérolas fossilizadas foram encontradas de 210 a 230 milhões de anos atrás. A mais antiga pérola conhecida foi encontrada em um túmulo principesco no Japão cerca de 5000 anos atrás.

Durante a Idade Média, nos séculos XIII e XIV, muitos países da Europa proibiram por lei que pessoas comuns usassem pérolas, reservando-as somente à aristocracia.

Margherita de Savoy (1851–1926) foi a primeira princesa da Itália. Ela tinha uma coleção luxuosa de joias, mas a mais famosa era a sua grande coleção de pérolas. Ela foi chamada de Rainha das Pérolas e seus retratos mostram-na sempre usando uma profusão dessa magnifica joia.

e seus retratos mostram-na sempre usando uma profusão dessa magnifica joia. Até o século XVII, não existia tecnologia para polir pedras preciosas como rubis e esmeraldas, por isso as pérolas eram um dos maiores símbolos de riqueza e poder, usadas como adorno nas mais valiosas joias da época.

A pérola conhecida como “La Peregrina” é considerada a mais famosa do mundo. Ela foi descoberta em 1513 nas Ilhas Pérolas (Golfo do Panamá), foi a maior pérola do seu tempo.

Pertenceu as joias da coroa espanhola durante 1479-1516. Foi tomado durante a guerra espanhola por Napoleão Bonaparte e após aos seus descendentes. A pérola acabou por ser vendida para o Marques de Abercorn.

Comprado por Richard Burton para sua esposa, Elizabeth Taylor, em 1969, foi transformado em um colar de pérolas, diamantes e rubis pela joalheria Cartier. Quando a atriz faleceu em 2011, o colar foi a leilão e alcançou 11, 5 milhões de dólares.

A maior pérola conhecida foi encontrada por um pescador nas Filipinas. A enorme pérola pesa 34 kg e está estimada em 100 milhões de dólares.

O único produtor de pérolas douradas fica na Filipinas. O processo leva até 5 anos para formar uma única pérola. Em todos os aspectos, as pérolas douradas atingem nota máxima, sendo usados para as mais caras joias disponíveis no mundo.

Angelina Jolie* Scarlet Johansson* Rihanna* Melanie Griffith* Miranda Kerr* Kate Middleton

Joias da coleção Pérolas da FC Joias Artesanais, visite >>>>>

Texto escrito por Ilda Takaoka –

Ilda Takaoka é formada em Marketing na ESPM-SP, atuou em empresas como Brastemp, Panasonic e Sanyo, e na área de Revisão gráfica e texto na Moderna, UNO, SM, Honda Motos, Corprint e autores independentes.

BIBLIOGRAFIA

Texto escrito por Ilda Takaoka –

Ilda Takaoka é formada em Marketing na ESPM-SP, atuou em empresas como Brastemp, Panasonic e Sanyo, e na área de Revisão gráfica e texto na Moderna, UNO, SM, Honda Motos, Corprint e autores independentes.