Blog, Pérolas, história e os principais tipos

Com toda certeza um dos materiais mais queridos de todos os tempos no mundo da joalheria, as pérolas representam pureza, raridade, força e feminilidade. De origem natural, geradas a partir do acúmulo de nácar em volta de partículas estranhas que entram no interior de moluscos, possuem uma variedade imensa de cores e formatos.

Considerada uma pedra preciosa orgânica, pérolas podem ser geradas de duas formas; cultivada e natural. Sendo a natural encontrada direto nos oceanos e rios em moluscos selvagens.

Já a cultivada é produzida com uma técnica desenvolvida na China no século XIII mas acabou ficando apenas conhecida mesmo em 1890 no Japão. Kokichi Mikimoto foi a primeira pessoa a desenvolver uma fazenda de pérolas, com uma técnica onde é inserido um pedaço de madrepérola dentro de uma ostra viva, após a implementação a ostra é devolvida para o mar, tal processo estimula a produção de nácar gerando uma pérola de forma mais rápida. O sistema de cultivo em fazendas de pérolas ficou famoso mesmo no Japão, sendo até hoje reconhecidos por tal produção.

Com a maior facilidade de acesso a matéria prima por conta do novo sistema de cultivo as pérolas se popularizaram ainda mais a partir de 1920, principalmente entre atrizes e esposas de políticos. Como Josephine Baker, que já mencionamos anteriormente aqui no nosso blog, Grace Kelly, Coco Chanel e Jackie Kennedy são os grandes exemplos de ícones fashion que tem como marca tal adorno.

E como tudo que é gerado pela natureza não segue padrão e nem regras as pérolas possuem diversos tipos e cores:

Pérola Barroca, uma das favoritas do momento! Também são conhecidas como pérolas de água doce, possuem formatos únicos e assimétricos.

Pérola Akoya, são as mais clássicas, simétricas e brancas, podendo ter algumas variações de cinza e negra.

Pérola Taitianas, de longe são as mais exóticas! Muitas vezes confundidas com pérolas negras as Taitianas na realidade possuem variações de cor dependendo da luz que as atinge, de tons escuros a esverdeados. Podem ser encontradas tanto de forma assimétrica quanto simétricas.

Pérolas do Pacifico, as mais caras e mais robustas pérolas, podendo chegar até o tamanho de um prato. O Rolls Royce das pérolas!

Com tamanha variedade a pérola é uma peça essencial e atemporal para o seu guarda roupa, basta escolher qual ou quais dão match com o seu estilo!

por Lucas Viceli

Fashion Designer.