Pérolas: O que é preciso saber sobre elas?

As pérolas são itens muito valorizados nas joalherias de todo o mundo. No entanto, nem todas as pessoas sabem disso e é justamente por isso que muitas vezes, não tem ideia da sua representatividade.

Abaixo, você vai poder entender tudo sobre as pérolas, confira!

Como surge a pérola?

As pérolas funcionam como uma forma de defesa das ostras contra os objetos estranhos que ficam no interior de suas conchas.

Por exemplo: Quando um grão de areia ou qualquer outro parasita se deposita sobre a manta que protege os órgãos internos da ostra, ela começa a produção da “pérola” como uma forma de defesa. Quando esses objetos causam maiores danos a sua saúde, as ostras produzem a madrepérola no intruso.

Como são produzidas as pérolas vendidas no mercado?

O cultivo das pérolas para produzir joias é uma realidade no mundo desde o século XX, como as joias tem o seu desenvolvimento de forma espontânea, sem a intervenção do homem, a obtenção das pérolas seriam muito raras, pois a ostra se defende bem dos invasores e no geral, esse fenômeno ocorre em apenas 1 ostra entre 10 mil.

A China é a maior produtora de pérolas em água doce do mundo, isso porque o ph da água é fundamental e as ostras consigam se desenvolver em grande escala.

Para serem consideradas perfeitas, as pérolas devem ser esféricas. Para isso, o parasita precisa ser completamente recoberto pelo manto. Entretanto, é muito mais comum que a pérola se grude na concha, então a perfeição dificilmente é atingida, mas mesmo assim, a joia é uma das mais valiosas do mundo.

O cultivo das pérolas para o mercado não é dado pelo processo natural, elas são cultivadas.

Na China, eles cultivam as ostras e injetam nelas uma substância que se encarrega de cobrir as camadas até formar a joia.

O processo é demorado, pode levar de 3 a 7 anos e o brilho da joia vai depender da idade da concha. Quanto mais velha, mais bela é a joia.

O cultivo avançou no país e hoje, é possível conseguir 30 pérolas em apenas uma ostra. Isso em água doce, pois em água salgada esse número cai para 5.

As cores das pérolas podem ser variadas, as de água salgada são: branca, prata, champagne e dourada. As de água doce são: rosé, branco, pêssego e negra. Ainda existem outras tonalidades na água salgada que diferem inclusive o tipo da pérola.

Por isso, as pérolas de água salgada são geralmente mais valiosas.

Pérolas eram vistas como sinônimo de poder e riqueza na história

Na mitologia grega, as pérolas eram relacionadas com água do nascimento, para os Persas, a joia indicava as lágrimas dos Deuses.

Em um jantar, Cleópatra triturou uma pérola e bebeu com vinho para mostrar ao convidado que tinha poder. Na época, esse ato era uma forma de impressionar as pessoas.

A citação das pérolas na humanidade não param por aí: Vênus, a Deusa da Beleza e do Amor, era chamada de Pérola da Grécia.

De acordo com a tradição, a pérola representa a pureza e beleza, por isso, é uma joia muito usada pelas noivas em dias de casamento.

Só existem pérolas em joias? E no caso das semijoias?

Embora 95% das pérolas comercializadas no mundo são cultivadas, somente um laboratório especializado poderá perceber sua diferença com as pérolas adquiridas de maneira convencional. Entretanto, elas são consideradas joias verdadeiras, raras e caras.

Sabe-se que existem muitas outras opções de materiais que se assemelham às pérolas verdadeiras e que combinadas e usadas com outros materiais mais nobres ficam lindas tanto quanto as verdadeiras.

Os brincos de pérola em semijoia sempre foram sinônimo de classe e elegância para mulheres de personalidade marcante.

Seguindo essa tradição, a Ekim oferece diversos modelos exclusivos de acessórios, inspirados no design das tradicionais joalherias, para proporcionar o que há de melhor entre as últimas tendências da moda, aliado à delicadeza e sofisticação das semijoias de luxo.

Os brincos pérola são um clássico memorável e atemporal, que estampa a beleza de lindas mulheres há muito tempo e até hoje persiste nos acessórios por meio dos designs inovadores que adaptam lindas joias clássicas às tendências modernas.

As pérolas estão presentes em vários tamanhos e cores, possibilitando muitas combinações para a composição de looks românticos, podem ainda aparecer acompanhadas de belíssimas zircônias, que conferem sofisticação e um brilho singular à semijoia, tornando-a idêntica a uma verdadeira joia!

Confira também: Semijoias que serão tendência no inverno