5 Tipos de Pérolas que você precisa conhecer! E como adquirir
5 Tipos de Pérolas que você vai adorar conhecer!
Existem vários tipos de pérolas — algumas consideradas mais preciosas, é verdade —, mas todas têm características singulares que fazem delas artigos de muita beleza e sofisticação.
Clássicas e ao mesmo tempo contemporâneas, as pérolas sempre estiveram presentes na vida das mulheres. Elas são sinônimo de romantismo, pureza e elegância e nunca saem de moda, seja qual for a estação e a ocasião.
Se você é uma apaixonada por esses lindos acessórios e quer saber mais sobre sua história e quais os tipos de pérolas presentes no mercado, não deixe de ler este post até o final!
Conheça a história e significado das pérolas
Muito apreciada na antiguidade, a pérola é a pedra preciosa que mais cedo foi utilizada como adorno pessoal. Escritos que datam mais de 2000 anos a.C mencionam essas pedras, que eram consideradas as joias mais caras do mundo, pois além de belas, eram muito raras.
Durante a Idade Média, a pérola foi símbolo também de status, poder e em muitos países, principalmente na Europa, apenas as mulheres aristocratas podiam usá-las.
Entenda o que são as pérolas
Trata-se de uma espécie de gema que se forma dentro das ostras. Quando o molusco se sente ameaçado, libera uma substância chamada nácar. Ela é expelida devido a uma irritação no interior da concha, causada geralmente por outro organismo ou corpo estranho. O nácar envolve a ameaça, isolando-a e, com o tempo, ela se tornará o que hoje conhecemos como pérola.
Esse processo refere-se às pérolas naturais, que são extremamente raras e valiosas. Mas você sabia que existe outra maneira de obter essa preciosidade? Sim, é possível cultivá-las, ou seja, por meio da interferência humana. Os moluscos são criados até serem capazes de aceitar o nácar de madrepérola, que é implantado no interior do animal para que a pedra se forme.
Conheça os 5 principais tipos de pérolas
Ficou curiosa para saber quais os tipos de pérolas, não é mesmo? Há variedades de água doce e outras de água salgada. Separamos as principais para você identificar qual combina melhor com seu estilo. Confesso que fica até difícil de escolher, pois são todas lindas demais!
1. Arroz e Freshwater
Esse é um exemplo de pérola de água doce, ou seja, cultivadas em rios e lagos. Também conhecidas como papoula ou pérola Keshi, elas crescem no interior dos órgãos reprodutores do molusco e assemelham-se a um grão de arroz. São pequenas, podendo ser arredondadas ou compridas, e seu formato tem muitas irregularidades.
2. Tahiti
Provenientes das águas salgadas, as pérolas do Tahiti são conhecidas como as famosas pérolas negras. Apesar do nome, elas não são exclusivas dessa região, sendo cultivadas também na Indonésia.
As pérolas negras podem ter vários formatos, mas caracterizam-se sempre por suas qualidades e nuances naturais. Elas podem ter de 8 mm a 16 mm e é possível encontrá-las nas cores roxa, azul, verde, cinza e, claro, negras.
3. Akoya
A pérola Akoya é cultivada principalmente na China e no Japão. Ela tem diâmetro menor do que as pérolas encontradas nos mares meridionais, pois é proveniente das menores ostras do mundo, as perlíferas.
Cultivada em águas salgadas, seu formato é perfeitamente redondo e o tamanho varia de 2 mm a 10 mm. Quanto às cores, é possível encontrá-la branca ou creme.
4. Barrocas
As pérolas conhecidas como barrocas são aquelas que não saíram como esperado durante o cultivo. Por isso, não dispõem de forma geométrica definida. Elas podem ser tanto de água doce quanto de água salgada e apresentar diversos tipos de cores e tons.
Cheias de charme e personalidade, as pérolas barrocas são uma super tendência!
5. South Sea
Por fim, temos as pérolas dos mares do sul, conhecidas como South Sea. Elas são consideradas as maiores e mais belas do mundo, com tamanho que vai de 9 mm a 20 mm. São douradas, brancas ou na cor creme. Inclusive, os tons prateados e dourados que elas apresentam são bastante sutis, deixando-as ainda mais belas e valiosas.
Você imaginava que existiam tantos tipos de pérolas assim? Agora que você conhece cada um delas, não perca a oportunidade de adquirir as suas! E aproveite o embalo e veja nosso post sobre como cuidar de suas joias com pérolas!!!
Post a Comment