Saiba a diferença entre pérolas de água doce e salgada
4.4 (88.29%) 41 votes
A pérola é uma pedra antiga e preciosa que pode ser cultivada tanto em água doce quanto salgada; entenda melhor a diferença
Se quando falamos sobre a origem das pérolas, vem a sua mente a imagem de uma ostra perfeita, com uma única grande pérola em seu interior, talvez seja a hora de rever o seu conhecimento sobre a gema.
O cultivo de pérolas em larga escala – em água doce e salgada – já é uma realidade desde o início do século XX e, atualmente, é a principal forma para se obter as joias.
A pérola, que se desenvolve de forma espontânea, ou seja, sem a intervenção do homem, é extremamente rara. O maior produtor de pérolas cultivadas em água doce no mundo é a China. 95% das pérolas de água doce são originárias no país asiático.
Isso ocorre porque a região é totalmente propícia para o cultivo, devido ao seu clima, ph da água e outras variáveis – lá as ostras têm condições perfeitas para se desenvolverem.
Também conhecida como “Rainha das Gemas”, a pérola é uma pedra antiga e preciosa, e já foi a mais cara do mundo devido a sua raridade.
Contudo, ainda existe confusão sobre a real diferença entre pérolas de água doce e salgada, e é por isso que preparamos este texto para você!
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Como é formada a Pérola?
No processo espontâneo, no qual não existe interferência humana, um agente estranho (grão de areia, por exemplo) entra na concha e ela, para se proteger, envolve o corpo com camadas de nácar (cálcio carbonado), criando a pérola. Contudo, como dito anteriormente, essas são muito raras, representando uma em um milhão.
Nas joias cultivadas, um corpo estranho, mais especificamente uma parte de outro molusco (nada de grão de areia), é injetado na ostra e, então, o molusco se encarrega de cobri-lo com camadas e mais camadas de nácar, até formar a joia.
Essa ação pode levar de 3 a 7 anos, dependendo do tamanho desejado da pérola. O lustro, ou seja, o brilho, depende principalmente da idade da concha, quanto mais velha, mais brilhante e grande a pérola fica.
O cultivo
A tecnologia para o cultivo das pérolas também melhorou muito ao longo dos anos. Ao contrário do que muitos imaginam, cada ostra não produz apenas uma pérola, hoje já é possível a produção de até 30 joias em uma ostra, isso se estivermos falando das pérolas de água doce.
Quando se trata das pérolas de água salgada, a produção é mais limitada – até 5 joias por molusco.
O processo de produção de pérolas em água salgada é mais trabalhoso e demorado. Isso porque as ostras são cultivadas em uma profundidade que exige mergulhadores para a retirada dos moluscos.
No cultivo de água doce, elas são facilmente recolhidas, já que são colocadas mais próximas à superfície.
Cores
Além da diferença na quantidade de pérolas produzidas, as ostras de água salgada e doce são capazes de produzir cores distintas.
O molusco de água doce produz pérolas brancas, rosadas e em tons de lilás, os que vivem no ambiente marinho podem desenvolver também pérolas negras e douradas.
As pérolas cultivadas em água doce são tingidas para que adquira cores que são exclusividade das pérolas de água salgada.
Forma
Como acompanham o formato interno das conchas, as pérolas podem ter formas variadas. As perfeitamente esféricas são mais raras e, geralmente, nascem no centro da ostra.
Nas extremidades, surgem as pérolas com irregularidades e formas diferentes – com estrias e formato achatado, por exemplo.
As pérolas redondas são mais raras e também mais valorizadas comercialmente. Contudo, as pérolas que têm irregularidades também são usadas para fabricação de joias, mas possuem um valor de mercado mais baixo.
Temos um conteúdo exclusivo apenas sobre os formatos de pérolas existentes. Clique no botão abaixo e tire todas as suas dúvidas!
QUERO CONHECER OS FORMATOS DE PÉROLAS
Durabilidade
As pérolas de água salgada têm uma camada de nácar mais fina se comparadas com as de água doce, o que faz com que a sua durabilidade seja de, aproximadamente, 70 anos. Em contrapartida, as de água doce são mais rígidas e têm a camada de nácar mais espessa, particularidade que aumenta a sua durabilidade para 100 anos, em média.
A pérola de água doce descasca?
Uma pérola de água doce de qualidade não descasca. As pérolas cultivadas são igual vinho, você pode encontrar um colar de dez reais e um de mil reais. O que varia entre esses dois é a qualidade da camada de nácar e as imperfeições das pérolas.
Existem pérolas de qualidade muito inferior, em que o nácar pode sair um pouco, dando a impressão de que a joia está descascando. Vale destacar que as pérolas shell, de plástico e vidro, vendidas em lojas de semijoias, descascam sim.
As pérolas dos acessórios MB são de alta qualidade, padrão joalheria, por isso, elas não descascam.
CONFERIR ACESSÓRIOS MB
Custo x Benefício
As joias produzidas em água salgada são supervalorizadas, principalmente por serem mais raras, o lustro ser maior e pelo fato da sua produção ter um custo mais alto, já que uma ostra produz no máximo 5 joias.
Por outro lado, as pérolas de água doce tem um custo mais baixo, porém, possuem tanta qualidade e beleza quanto as de água salgada.
Afinal, quanto custa uma pérola?
Uma pérola natural varia de preço a partir de três fatores básicos:
local em que foi cultivada;
tempo de permanência do cultivo (para validar a camada de nácar); e
formato.
Uma pérola de água salgada, por exemplo, com maior milímetro (mm) possui valor de venda mais elevado.
Na MBastos & CO, por exemplo, temos colar de pérola flat (formato irregular), de 7mm e 45cm de comprimento no valor de R$ 143,00. Contudo, temos o mesmo colar, porém com pérola redonda perfeita, que custa R$ 330,00.
Quanto mais redonda, perfeita e mais lustro (brilho), maior será o valor comercial do acessório pela raridade.
Cuidados
As pérolas exigem alguns cuidados fundamentais para manter a sua conservação por muito mais tempo. Assista aos vídeos abaixo e confira as dicas da Manu da M Bastos & CO para esse processo:
As pérolas da MB
A MB conta com uma variedade gigantesca de acessórios de pérolas de água doce, desde clássicos até todos com design exclusivo e alta qualidade para inovar o seu look e te deixar ainda mais linda. Confira algumas joias abaixo:
E então, você conhecia a diferença entre pérolas de água doce e salgada? Conte nos comentário!
Comente aqui ↓
Post a Comment