Joias de Pérolas – Origem, curiosidade e muito mais!
As joias e semi joias de pérolas são clássicas, isso ninguém tem dúvidas. Toda mulher precisa ter um brinco de pérola no porta joias porque ele combina com qualquer look e qualquer ocasião.
O brilho e a delicadeza da pérola é conhecido desde os tempos antigos, já se produziam joias com perolas desde a época da antiga Grécia. E hoje, vou te mostrar o porque este peça ganhou virou esse sucesso através do tempo.
De onde vem as perolas
As pérolas vem das ostras, ela são produzidas graças a uma reação natural do molusco contra invasores externos. Estes invasores entram na coitada da ostra e se aloja em seu manto. Para se defender, ela ataca com uma substância chamada de nácar ou madrepérola, ela joga esta substância em camadas bem concentradas que acaba se cristalizando, isolando o perigo e criando uma bolinha rígida, a pérola.
Diferença entre pérola verdadeira e falsa
O preço de um perola verdadeira chega a custar dois mil euros, podendo variar de acordo com sua composição, tamanho , cores e formato.
A verdadeira perola varia de cor e formato, a perola perfeitamente redonda naquele tom ~perolado, é desenvolvida em laboratório usando a mesma composição natural do nácar – 90% de um material calcário – a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água.
Mas existem pérolas de verdade perfeitamente esféricas, mas são muito raras e valiosas. Ela vira uma bolinha perfeita, quando a substancia cobre completamente o invasor e de uma maneira uniforme. Entretanto, na maioria das vezes, as pérolas acabam com uma verruga por ter ficado grudado na concha.
A pérola “falsa” desenvolvida em laboratório pode ter uma alta ou baixa qualidade, depende de como foi criada. Existem pérolas até de plastico com uma camada de verniz, geralmente usadas em bijuterias baratas. E pérolas perfeitamente desenvolvidas em laboratório, são tão valiosas quando as originais, essas são comuns de serem usadas em joias de pérolas.
Diferença entre pérola verdadeira e pérola falsa
Madrepérola
Algumas das semi joias de pérola da Kitbox, possuem madrepérola. Você conhece? A madrepérola é nada mais do que o revestimento interno de algumas conchas, composta basicamente pelo nácar, a mesma substancia que a ostra produz para se proteger e criar a pérola. Ela pode refletir diferentes tons de luz, apresentar cores variadas que vão do rosa, aos azuis e amarelos e são bastante frágeis, por isso exige um cuidado especial.
Joias de Pérolas
As joias de pérola são atemporais, você pode usar hoje, daqui 5 anos e daqui 100 anos que ainda vão continuar na moda, elas atravessam gerações e combinam com diversas ocasiões, como casamentos, batizados, brincos para o dia a dia…
As pérolas são de longe as joias mais usadas do mundo, sendo símbolo de elegância e demonstração de amor. Mas acabam sendo peças frágeis que exigem certos cuidados, por isso não deixe de ler nosso guia completo de como limpar e cuidar das suas semijoias e bijuterias.
Você encontra pulseiras, brincos, colares, anéis e todos os tipos de acessórios, roupas, decoração e objetos diferentes com pérolas, seja verdadeira ou artificial, o que vai variar é a qualidade e o preço.
O processo de fabricação das peças são diferentes também, para semijoias é preciso banhar os produtos em ouro, prata ou ródio, sem a pérola. Depois a cravação ou colagem da pérola é feita, para não danificar a peça.
No Clube Kitbox trabalhamos com pérolas de laboratório de alta qualidade com composição natural e madrepérolas orgânicas em nossas semijoias. Confira!
Espero que tenham gostado de conhecer a história da pérola e como é produzida, seja a original das ostras ou as pérolas de laboratório.
Me conta nos comentários, se vocês possuem joias de pérolas e qual seu modelo favorito. Ficou alguma dúvida? Comente também, terei o maior prazer de esclarecer.
Um beijo
Post a Comment